Esporão No Calcanhar Sintomas Causas e Como Tratar

Esporão No Calcanhar Sintomas Causas e Como Tratar
O que achou?

Esporão no calcanhar, conhecido como esporão do calcâneo, nada mais é do que um crescimento fora do comum do osso do calcanhar formando uma saliência que com o impacto do nosso corpo pode causar inflamação e trazer alguns sintomas bem desconfortáveis que vamos ver aqui no decorrer desse artigo, por isso me acompanha aqui até o final para ficar por dentro de tudo.

Geralmente o esporão é localizado na parte inferior do calcâneo (sola do pé) e em alguns casos pode não ter sintoma algum, já outros casos pode causar até dor intensa no calcanhar, gerando problemas de mobilidade pela dor ao colocar o pés no chão.

A dor no osso do pé como muitos relatam, surge principalmente devido a inflamação Fáscia Plantar (tecido que faz a junção do calcanhar com os dedos dos pés), conhecida como Fascite Plantar. 

Principais Causas de Esporão no Pé

Segundo especialistas, problemas com esporão no calcanhar atinge 1 em cada 4 pessoas. Suas causas não são completamente conhecidas, mas sabemos que alguns fatores podem facilitar o surgimento dele como:

  • Pé Chato ou pé cavo;
  • Idade (geralmente acima dos 40 anos);
  • Prática de esportes de impacto como correr e dançar;
  • Alongamentos inadequados,
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Ficar por muito tempo de pé;
  • Uso de calçados inadequados como calçados apertados, salto alto, calçados com sola muito fina, etc…;
  • Quem tem a forma desajustada de pisar;
  • Diferença de comprimento de membros inferiores;

Esporão no Calcanhar Sintomas

Na grande maioria das vezes o Esporão no pé, mais precisamente no calcanhar é assintomático, ou seja não tem sintoma algum ou causa poucos sintomas, podendo ficar por um longo período de tempo sem causar incomodo algum.

Os sintomas do esporão no calcanhar vem seguido de pontadas que geralmente aparecem quando além do crescimento do osso, existe a inflamação da Fáscia Plantar, conhecida como Falcite Plantar. 

Essa inflamação gera dor mais forte ao levantar da cama, quando coloca-se os pés no chão pela primeira vez ao dia, ou ainda nos primeiros passos após ficar por algum tempo sentado.

A dor no calcanhar é agravada tanto ao ficar muito tempo em pé como ao ficar muito tempo em repouso, ou ainda ao subir escadas, podendo em alguns caso causar inchaço no calcanhar ou no tornozelo.

Não existe um tratamento capaz de eliminar de vez o esporão no calcanhar, mas existem tratamentos que permitem melhor qualidade de vida e longos períodos sem dor alguma, porém a dor pode voltar se a pessoa se descuidar usando calçados inadequados ou até mesmo andar muito descalço.

Esporão no Calcanhar Tratamento

É recomendado a consulta com um profissional ortopedista, pois além de diagnosticar de forma mais certeira o esporão no calcanhar, ele vai prescrever o tratamento de forma individual a cada paciente.

Dependendo do problema de cada um, podem ser prescritos tratamentos como:

  • Fisioterapia com exercícios de alongamento e aplicação de ondas de choque no caso de dor crônica;
  • Uso de Palmilha Ortopédica que tem a função de distribuir a pressão do corpo no calcanhar trazendo um alivio considerável das dores;
  • Uso de anti-inflamatórios como ibuprofeno (em forma de comprimido ou pomada) para aliviar as dores e diminuir a inflamação;
  • Uso de uma Bota Walker que também tem a função de distribuir a pressão do corpo no calcanhar ao andar, trazendo alivio das dores e facilidade de locomoção;
  • Aplicação de Gelo que é um excelente anti-inflamatório natural que pode ser recomendado na faze mais aguda da inflamação;
  • Aplicação de Água Quente já é indicada na fase menos aguda da inflamação, tem como função relaxar os músculos o que permite reduzir a inflamação e a dor;
  • Tratamento cirúrgico é recomendado geralmente quando todas as prescrições acima não funcionarem como esperado;

Uma dica para prevenir Esporão no Calcanhar e até impedir que causem dores caso já tenha esse problema, é o uso de calçados adequados, que sejam macios como um todo, mas especialmente na sola, e amorteçam mais o impacto do corpo no calcanhar, sendo assim não é recomendado o uso frequente de tênis com sola dura, sandálias rasteirinhas, chinelos etc…

Outra recomendação para se livrar das dores causadas pelo esporão no pé, é seguir a risca o tratamento do médico especialista para evitar complicações futuras que podem até levar a dor crônica no calcanhar.