Fisioterapia Para Esporão de Calcaneo

Fisioterapia Para Esporão de Calcaneo
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Hoje nós vamos falar sobre fisioterapia para esporão de calcaneo, problema que segundo especialistas chega a atingir 1 a cada 4 pessoas ao longo da vida.

Esporão de calcaneo é o crescimento excessivo que acontece na parte de baixo do osso do calcanhar, se projetando para frente em direção aos dedos dos pés.

Na maioria das vezes o Esporão calcaneo não causa dor alguma, os sintomas geralmente aparecem quando ocorre inflamação da fáscia plantar tecido que faz a ligação do calcanhar com os dedos do pé, ou quando ocorre uma acumulação de líquido na bolsa por baixo do esporão que acaba inflamando, o que chamamos de Bursite Calcanea Inferior.

Geralmente é possível fazer um tratamento eficaz sem necessidade de cirurgia, porém o processo de recuperação pode ser lento, levando em média 6 meses e ocorre com ajuda de fisioterapia.

Fisioterapia Para Esporão de Calcaneo

  • Alongamento é muito usado no tratamento e prevenção da fascite plantar por justamente ter a função de diminuir a tensão da musculatura da panturrilha e da fáscia plantar;
  • Uso de talas noturnas ajudam a manter a dorsifexão e a extensão dos dedos durante o sono, fazendo um alongamento da fáscia plantar, evitando dores ao levantar da cama;
  • A Acumpuntura também ajuda no relaxamento dos músculos e da fascia plantar, reduzindo o processo inflamatório, diminuindo a dor;
  • Como a causa mais comum do esporão de calcaneo é a tensão da musculatura, o alongamento é uma das melhores formas tanto para prevenir quanto de aliviar os sintomas; 
  • Terapias por ondas de choque (eletroestimulação) é muito usada para para reduzir a dor associada com a fascite plantar;
  • A liberação miofascial é uma técnica de massagem aplicada alguns pontos específicos como o das fásceas;
  • As palmilhas ortopédicas são usadas como auxiliar do tratamento, com objetivo de reduzir a pressão do apoio e corrigir alterações biomecânicas causadoras do estresse excessivo à fascea;
  • O exercício de colocar uma toalha no cão e puxa-las para si com ajuda dos dedos dos pés também é muito aplicado e ajuda bastante;
  • Exercícios com faixa de alongamento onde a pessoa sentada no chão com as pernas retas puxa a faixa para si, enquanto os pés empurram a faixa para o lado contrário ajudam no alongamento e relaxamento da musculatura. Essa série pode ser realizada 2 a 3 vezes ao dia, segurando a postura por cerca de 20 segundos em casa movimento.
  • Um bom exercício para relaxar a planta dos pés é deslisar o pé por cima de uma bolinha, realizando assim uma massagem relaxante;

Durante esse período para diminuir e até eliminar os sintomas do esporão no calcanhar, é recomendado que diminua atividade esportiva de impacto, dê preferencia por usar sapatos macios que absorvem bem o impacto e que não apertem os pés, se estiver acima do peso procure trabalhar uma reeducação alimentar para ficar com peso adequado e diminuir a pressão no calcanhar. Aplicar gelo ou compressas frias 3 vezes ao dia por um período de 15 minutos ajuda a aliviar a dor e diminuir o processo inflamatório.