5 Melhores Exercícios Para Fascite Plantar Para Fazer Em Casa

5 Melhores Exercícios Para Fascite Plantar Para Fazer Em Casa
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A Fascite Plantar afeta principalmente pessoas com com mais de 40 anos, a maioria mulheres na menopausa e homens que praticam atividades de impacto como corridas.

A Fascite Plantar ocorre quando a fáscia plantar, tecido que sustenta o arco do pé, inflama causando alguns sintomas como:

  • Dor no calcanhar ao dar os primeiros passos pela manhã
  • Desconforto em caminhadas longas
  • Desconforto ao ficar longas horas em pé
  • Queixa de dores no inicio da corrida, que vai diminuindo  no meio da corrida e piorando no final (normalmente ocorre com atletas corredores)
  • Dor e queimação no calcanhar
  • Sensação de rigidez
  • Sensibilidade

5 Melhores Exercícios para Fascite Plantar

O tratamento quando seguido a risca costuma dar bons resultados. Junto com o tratamento o profissional também pode receitar anti-inflamatórios e analgésicos para combater a inflamação e a dor.

Os remédios tiram a dor e a inflamação, mas os exercícios é que vão tratar de fato o problema e até evitar que reapareçam.

Exercício 01

  • Apoie suas mãos sobre uma parede alongando bem os braços;
  • Coloque uma das pernas alongada para trás e a outra para frente;
  • Deslise o corpo para frente e segure pressionado para alongar;
  • Segure nessa posição por 30 segundos;
  • Repita esse exercício 3 vezes ao dia;

Exercício 02

  • Estique uma toalha no chão;
  • Amasse a toalha com os dedos dos pés como se estivesse puxando para si (sem mexer o pé de lugar, só mexa os dedos);
  • Mantenha o exercício por um período de 30 segundos;
  • Alongue e relaxe os pés com movimentos suaves;
  • Faça 10 repetições desse exercício pelo menos 3 vezes ao dia;

Exercício 03

  • Coloque uma bolinha de golfe, uma lata fria ou uma daquelas bolinhas pequenas de borracha no chão;
  • Rode a bolinha com a planta do pé para relaxar;
  • Repita o procedimento por 30 a 50 vezes para livrar a planta do pé de tensão;

Exercício 04

  • Procure uma escada ou uma plataforma num local reto;
  • Posicione os pés no extremo dessa plataforma;
  • Fique com a ponta dos pés firmes na plataforma enquanto ergue os calcanhares;
  • Desça o calcanhar devagar e sem dobrar os joelhos;
  • Fique nessa posição por 30 segundos;
  • Volte a posição inicial;
  • Repita o exercício por 10 vezes pelo menos 3 vezes ao dia;

Exercício 05

  • Estenda a sola dos pés;
  • Com ajuda das mãos dobre os dedos dos pés para trás;
  • Faça esse procedimento com o joelho flexionado e depois alongue-lo;
  • Mantenha a posição por 30 segundos;
  • Repita por 10 vezes;
  • Faça o exercício 3 vezes ao dia;

Se você sente dor no osso do pé, mais precisamente no calcanhar e no meio do pé quando caminha e sente pontadas ao colocar os pés no chão ao levantar da cama, provavelmente você sofre com Fascite Plantar e nesse caso é recomendado procurar um especialista para ser avaliado e receber o tratamento e exercícios para fascite plantar pertinentes ao seu caso.