Pés Ressecados Causas e 6 Formas de Tratar Definitivamente

Pés Ressecados Causas e 6 Formas de Tratar Definitivamente
O que achou?

Hoje vamos falar sobre pés ressecados causas e como tratar, já que esse é um mal que afeta boa parta da população mundial, principalmente mulheres.

Os pés são uma das áreas mais secas do nosso corpo devido a falta de glândulas sebáceas e pelos, por isso é tão importante mante-los hidratados.

Alguns hábitos como andar descalço, usar muito calçados abertos ou baixos também são causas de pés ressecados, entre outros fatores que cito aqui nesse outro artigo.

É sempre recomendado procurar um dermatologista para descartar a possibilidade do ressecamento nos pés ser causado por doenças como psoríase, dermatite de contato devido alguma alergia, dermatite atópica, disidrose, varizes ou diabetes.

6 Formas de Tratar Pés Ressecados

Existem hábitos simples que fazem toda diferença tanto na cura de pés ressecados e rachados, quando para impedir esse incomodo, mantendo seus pés lisinhos para sempre.

Confira 6 formas simples e certeiras para dar um basta nos pés ressecados.

1 – Evite Andar Com Pés Descalços

O Contato direto do calcanhar com o chão fazem com que as camadas da nossa pele sofram com a pressão do nosso corpo e trabalhem em uma proteção, essa proteção é o engrossamento que resulta em pés mais ásperos, ressecados e rachados.

Dessa forma evitar andar o tempo todo de pés descalços é uma boa medida de proteção aos seus pés, diminuindo o ressecamento ou até evitando que reapareçam.

2 – Hidratação Diária

Hidratar os pés diariamente com cremes a base de uréia é a recomendação número 1 para curar evitar pés ressecados.

Você pode hidratar seus pés diversas vezes por dia, mas o período mais recomendado é há noite antes de dormir, pois dessa forma o produto fica mais tempo em contato com a pele tornando o tratamento mais eficaz, e também pode evitar acidentes, já que os pés podem ficar um tanto quanto escorregadios devido ao creme.

Vestir meias de algodão logo após a aplicação do creme hidratante também é super recomendado, uma vez que potencializa o tratamento.

Observação: Se os pés estiverem rachados e com fissuras, cremes com uréia podem causar ardência, nesse caso dê preferencia por usar cremes cicatrizantes ou reparadores que contenham dexpantenol em sua formulação, isso ajuda na cicatrização.

3 – Esfoliação

A esfoliação tem como objetivo remover a pele morta e preparar os pés para receber a hidratação de uma forma mais eficaz.

  • Deixe seus pés de molho em um recipiente com água morna;
  • Adicione 1/4 de xícara de vinagre ou suco de limão para dissolver a pele ressecada;
  • Não deixe os pés de molho por mais que 15 minutos;
  • Seque os pés
  • Use uma pedra pomes para fazer a esfoliação

Cuidado para não exagerar na dose, esfoliar seus pés 1 vez por semana enquanto estiverem ressecados está de bom tamanho, depois pode continuar repetindo o processo 1 vez por mês.

A esfoliação precisa ser leve e não ultrapassar uma vez por semana, caso contrário os pés podem sentir isso como uma agressão e vimos que a forma de proteção da pele nesse caso é causar o engrossamento causando pés ressecados e/ou rachados, o que não queremos.

4 – Mantenha o Corpo Hidratado

Quando não bebemos água suficiente nosso corpo tende a usar as reservas de água para suprir funções vitais, como o fluxo sanguíneo, deixando de hidratar nossa pele.

É recomendável que tome pelo menos 8 copos de água por dia, isso vai manter sua pele hidratada e nutrida.

Evite ingerir muitas bebidas que contenham álcool ou cafeína, pois elas podem aumentar a sensação de coceira em pés ressecados.

5 – Use Bepantol Nos Pés Ressecados

O Bepantol Derma em pomada é usado para diversos fins, um deles é ajudar a acabar com pés ressecados.

Se for usar o Bepantol não precisa usar outro hidratante, pois ele já cumpre essa função perfeitamente.

De preferencia aplique todas as noites antes de dormir e vista uma meia de algodão para evitar manchar o lençol e também para conquistar uma hidratação mais profunda.

Também pode aplicar a pomada após lixar ou esfoliar os pés.

6 – Evite Banho Muito Quente

Tomar banhos muito demorados e com água quente ajudam a reduzir a umidade da pele, deixando ressecada e repuxada.

Escolha uma temperatura confortável, que não seja muito quente a ponto de deixar a pele vermelha, e evite banhos demorados (10 minutos é um bom tempo).

Se quiser também pode conferir esse outro artigo onde mostro que a causa do pé rachado pode ser o calçado que você veste.